quarta-feira, 20 de abril de 2016

Madeira para corpo Violão.

Materiais do Corpo Violão.

A parte superior ou soundboard madeiras são geralmente escolhidos por sua resistência e propriedades acústicas enquanto os lados, ou arcos, e volta madeiras são escolhidos mais por sua aparência e capacidade de ser dobrado a vapor em curvas para os lados.

Violão iniciais foram feitas pelos mesmos artesãos - de luthier (fabricante de alaúde) que fizeram alaúdes e com os mesmos materiais. Os materiais utilizados variou muito e muitas vezes qualquer material que foi localmente disponíveis e parecia adequado foi utilizado. Alaúde costas foram e estão a ser feitos a partir de cinzas, cereja, cipreste, ébano, azevinho, marfim, mogno, maple, ameixa, pau-rosa, sicômoro, noz, e yew. Tops foram feitas a partir de abeto Europeia (Picea Abies também conhecido como Picea excelsa).


Hoje, há uma crença comum, reforçado pelo marketing, que apenas um número muito limitado de madeiras são 'madeiras de tons' ideais e que o flat-top ideal, violões cordas de aço deve usar jacarandá para as costas e os lados e abeto Engelmann para o topo.

Isto é, apesar de, ou possivelmente por causa de, o estado de proteção de pau-rosa brasileiro, embora tenha de ser dito a escassez de boa abeto qualidade e o consequente custo relativamente elevado de ambas as madeiras, que, se eles podem ser encontrados na qualidade adequada, estas madeiras pode fazer uma muito atraente olhando e mudando a sonoridade.

Alternativas mais baratas incluem pau-rosa indiano, mogno, maple, ou mesmo a cereja para as costas e os lados e ou outra variedade abeto para o topo.

O mogno de honduras é provavelmente a madeira mais utilizado para as costas e os lados e às vezes é usado até mesmo para a mesa de som, embora, como observou em um artigo anterior, a descrição 'mogno' pode ser aplicada a uma gama bastante ampla de espécies (por exemplo nato). 

Os violôes, tradicionalmente, flamenco, originalmente construído como instrumentos de baixo custo, têm usado cipreste para as costas e os lados. Cypress ajuda a difundir esse som flamenco percussivo brilhante, embora modernos Guitarra Flamenca também são feitos com Rosewood volta e os lados. Guitarras de jazz semi-acústica quase sempre têm de bordo ou sicômoro costas e os lados para um som alto, brilhante, percussão.

Quase todas as espécies utilizadas para fazer tampos dos violões são grandes, alto, em linha reta e relativamente rápido crescimento árvores. 

Essas árvores produzem naturalmente madeira grão reta que é leve e flexível, mas com a força ao longo do grão, em larguras adequadas para tampo.

Estes incluem abetos vermelhos como o abeto europeu ou Alpine (Picea abies), Adirondack ou abeto vermelho (Picea Rubens), Engelmann (Picea engelmannii), Sitka (Picea sitchensis) e a árvore do estado de Colorado; Abeto vermelho azul de Colorado (Picea pungens glauca). Houve um tempo em Adirondack abeto ocupou a mesma posição valorizada que Englemann faz hoje, até que se tornou demasiado escasso. Hoje conseguiu replantio significa Adirondack podem estar fazendo um retorno.

Nos últimos anos cedro tornou-se uma escolha popular para o seu tom quente e aparência e porque ele não precisa ser "jogado em 'como abeto. Cedro vermelho ocidental (Thuja plicata) a árvore oficial da British Columbia, é o mais utilizado, embora não seja um verdadeiro cedro em tudo, mas relacionado com o cipreste, como é Port Orford ou cedro branco (Chamaecyparis lawsoniana) outra madeira que é, por vezes, usava.

Outras madeiras ocasionalmente utilizados são de cedro espanhol (Cedrela odorata ou mexicana), o mogno eo pau-brasil bastante escassos e koa.

Madeira para tampo e costas é fornecido em "conjuntos" - duas peças feitas por separar um pedaço de madeira em dois por "abertura"-lo ao meio. As duas peças são em seguida coladas em conjunto com a junção que funciona ao longo da linha central da guitarra. Os melhores conjuntos de madeira para tampo são divididos a partir do registo, em vez de serrada, desde que se separou mantém a integridade do grão.

Laminados - madeira compensada, são frequentemente usados ​​para construir violões pelos fabricantes maiores. Os laminados são mais baratos do que as madeiras sólidos, eles são mais consistentes com a trabalhar e com uma boa qualidade de superfície do folheado pode proporcionar uma aparência de alta qualidade. 

Laminados têm sido utilizados no passado para tampo, mas esta prática é rara hoje em dia além de topos pressionados para guitarras semi-acústica. No entanto, é cada vez mais comum encontrar violões produzidas em massa em níveis ainda bastante elevado preço, feitos com laminado volta e os lados. 

A coisa mais perturbadora sobre esta prática é que os fabricantes freqüentemente se referem a essas violões como tendo "mogno" ou costas e os lados, quando apenas o verniz de superfície é feita a partir dessas madeiras 'pau-rosa'.

Do seu uso cedo para tampo são baratos, madeira compensada ou madeira laminada ganhou uma reputação muito pobre como material de construção violões. 

Na reflexão isso parece um pouco estranho, porque você poderia pensar qualidades que de contra placado de resistência, baixo peso e facilidade de flexão de vapor seria o ideal. 

O problema era que a madeira utilizada foi destinado para o trabalho de construção em geral e não para guitarras de construção. 

Este tipo de madeira é feita de três folhas de espessura de 1 mm de ambos os bétula ou baixa de mogno qualidade. 

As três folhas são mantidos em conjunto com camadas de cola relativamente espessas. 

Essa madeira é muito grosso e rígido para a construção de tampo e as camadas de cola úmido e absorvem as vibrações. 

Os laminados utilizados hoje para a construção de guitarra são mais finas, use melhores madeiras de qualidade, estão limitados a parte de trás e nas laterais da violões e são feitos usando colas adsorventes menos acusticamente.








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