Projeto: Lixadeira Para Luthier

Projeto bem funcional para lixar madeira na espessura de tapos e laterais e fundo de madeira para luthier.






















Fonte: https://woodgears.ca/sander/plans/




Curso de luthier.
 Curso pintura de instrumento musical.
Curso afiação de ferramentas manuais para luthier.
Curso usinagem da madeira para preparação de peças para confecção de instrumento musical (luteria).
Curso de luteria,
Curso ferramentas manuais para luthier.

 Prof. Eng. Riverson Tobias do Vale.


Curso de Luteria.
Curso de Marcenaria Fina. .
.
Prof. Eng. Riverson Tobias do Vale
.
.
.

CURSO DE MARCENARIA FINA.
(Marcenaria/Arquitetura)
.
#marcenariafina 
#marcenaria 
#designer 
#designdeinteriores
#arquiteturadeinteriores
#arquitetura 
#designerbrasileiro
#ebanisteria
#cursodemarcenaria 
#cursodemarcenariafina 
#casacor
#casacorparana
#arquiteturacuritiba
#construtora
#instarquitetura
#caminhodovinho
#saojosedospinhais
CURSO DE LUTERIA
#luteria 
#luthier 
#cursodeluteria
#violaoartesanal
#riversonvale
#instrumentosartesanais
#riversonvaleluteria
#luthieria
FINEWOODWORKING.
#brazilianluthiery
#finewoodworking
#woodworker
#carpentry
#joiner

Disco Côncavo para luthier

Disco concavo para curvar o fundo e tampo de instrumento acústico violão e viola.



Curvas mais acentuadas no fundo e no tampo dos instrumento acústico, precisei de uma disco côncavo.     Para desenvolver o gabarito em qualquer concavidade "raio" este gabarito auxilia o luthier.









Curso de luthier. Curso pintura de instrumento musical. Curso afiação de ferramentas manuais para luthier. Curso usinagem da madeira para preparação de peças para confecção de instrumento musical (luteria). Curso de luteria, Curso ferramentas manuais para luthier.

Timbre.

Timbre de instrumento musical.


O timbre é a característica sonora que permite distinguir sons de mesma frequência e mesma intensidade, desde que as ondas sonoras correspondentes a esses sons sejam diferentes. 

Por exemplo: O violão e violino, podem emitir sons com a mesma frequência, mas com timbres diferentes, pois as ondas sonoras possuem formas diferentes.

Na luteria, o timbre é uma característica muito importante, definindo como que a "cor" do som. 


A propriedade que distingue o som, não pela sua altura, duração ou intensidade, mas sim, pela sua característica unica. Depende sobretudo do seu espectro. A "sensação de timbre" é uma característica psicológica da música e o seu estudo é complexo e depende de muitos fatores que podem ainda ser afetados pelas condições de audição. 

O "timbre" será a expressão que se utiliza para reunir todas aquelas características do som que não se conseguem definir objetivamente, a impressão digital do luthier.

Cada luthier tem um instrumento com "aspecto único", que varia com forme a  execução construtiva, seleção de ouvido da vibração da madeira.





Conhecendo o timbre de violões.


A diferença fundamental: Nylon x Aço


Os violões de aço possuem um som muito mais brilhante e incisivo, sendo assim comum no rock, na MPB, no pop, funk, soul. O braço é mais fino, equilibrando o conforto de fazer acordes e solos. É comum utilizar palheta para os dedilhados, visto que as cordas são muito duras e causam imenso desconforto no dedilhado com os dedos.
Diferenças de forma: Clássico, Folk, Jumbo, Flat

O violão clássico é um dos mais comuns de se encontrar, visto que os modelos acessíveis costumam atender nesse formato. Ele é comporto por cordas de nylon e atendem a música erudita, o samba, a bossa nova, flamenco e outras formas populares. Não possui o cutway, que é a abertura no corpo para alcançar com conforto as notas mais agudas do instrumento, e possui o braço largo.



O violão jumbo é de aço, com o corpo grande, garantindo uma boa ressonância e reverberação acústica. Possui o braço mais fino e cutway para os solos. Há quem diga que é o “clássico dos violões de aço”, sendo o favorito do country e do rock rural, pelos seus graves encorpados e pelo timbre macio, mas também muito usado na MPB.



O violão folk também é de aço, mas mais levemente acinturado que o violão jumbo. Seu braço é fino e possui um leve cutway. Suas cordas costumam estar numa tensão maior que a do violão jumbo, tornando o timbre mais estridente. Seu som é colocado nos derivados da música folk (como no nome do instrumento), mas também no rock e no pop, pela versatilidade e o timbre brilhante.



O violão flat é basicamente um violão com a caixa acústica fina e por isso, com pouquíssima ressonância acústica, sendo necessário amplificação. Pode ser tanto de aço quanto de nylon. Geralmente seu timbre é macio, mas o que definirá o timbre de fato será a equalização. Alguns desses violões sequer tem caixa acústica, sendo mantida a “forma” somente com um plástico delineando.


E a quantidade de cordas: Violão de 6, 7 e 12 cordas

O mais comum de se encontrar é o violão de 6 cordas, pois foi a padronização da música popular. Todos já estão acostumados com a dinâmica do E1 até E6, do “mizão” à “mizinha” como diz o pessoal. Mas há também o violão de 7 cordas, muitíssimo utilizado para o samba e o choro. Com a sétima corda, o violão se torna responsável pela baixaria. O baixo fica caminhando e conversando com os outros instrumentos, fazendo largo uso da corda adicional, geralmente afinada em si ou em lá.




Curso de luthier. Curso pintura de instrumento musical. Curso afiação de ferramentas manuais para luthier. Curso usinagem da madeira para preparação de peças para confecção de instrumento musical (luteria). Curso de luteria, Curso ferramentas manuais para luthier.

Troca do Rastilho.

Por que trocar o rastilho?




Não importa que tipo de instrumento de cordas que você tem, a o rastilho é uma das partes mais importantes do desempenho global, jogabilidade e tom de seu instrumento.

É surpreendente o efeito de atualizar esta pequena parte terá sobre a saúde do seu instrumento. Quando as rastilhos
estão desgastadas ou mal construído, problemas como zumbido das cordas, se preocupar para fora e ajuste de desempenho são apenas uma questão de tempo.

Moldes de precisão, Ponte ou Bridge e engenheiros usam rastilho para criar o tom mais consistente, equilíbrio cadeia, bem como o espaçamento cadeia precisa para criar a peça perfeita para o seu instrumento. 


O QUE ESTÁ DISPONÍVEL?



Pré-fenda castanhas:  Quase todo o trabalho é feito, tudo o que é necessário é o ajuste final para comprimento, altura e espessura.


Blanks : tem qualquer modelo, mas as cordas terão de ser cortadas, bem como o ajuste final para comprimento, altura e espessura


Lajes : Lajes são simplesmente um bloco de material que pode ser usado para fazer com que toda o rastilho (ou qualquer outra coisa) a partir do zero.

Como medir o rastilho.

1. Meça o comprimento total do seu rastilho existente. Seja o mais preciso possível, usando uma régua, pinças ou uma fita métrica. Grave esta dimensão. 

2. Meça a largura total da seu rastilho existente. Seja o mais preciso possível, usando uma régua, pinças ou uma fita métrica. Grave esta dimensão. 

3. Medir a E para E espaçamento de seu rastilho existente, a partir do centro da ranhura de baixa E para o centro da ranhura de alta E.Seja o mais preciso possível, usando uma régua, pinças ou uma fita métrica. Grave esta dimensão. 


4. Meça a altura total, existente a partir da base para o ponto mais alto.Ser tão precisos quanto possível usando uma régua, pinças ou uma fita métrica.Grave esta dimensão.


















Curso de luthier. Curso pintura de instrumento musical. Curso afiação de ferramentas manuais para luthier. Curso usinagem da madeira para preparação de peças para confecção de instrumento musical (luteria). Curso de luteria, Curso ferramentas manuais para luthier.

Tipos de Rastilho.

Importância do rastilho.


Tipos de Rastilho
Tipos de Rastilho

Uma das coisas que podem afetar o seu tom, ação e comportamento guitarra é o rastilho do instrumentos musical, pequena parte sobre o início do braço, nós obviamente não prestar atenção suficiente. 

Em muitos casos, quando comprar um instrumento vamos verificar captadores corpo e braço os materiais, acabamento, então acessórios, mas apenas alguns dos musico se aproximar e verificar o rastilho, como é e o materiais ... etc. 

O rastilho da guitarra é a área onde as cordas atingiu a guitarra em primeiro lugar, o que o torna muito importante para o som. 

O rastilho é feito de uma variedade de materiais e devido que pode influenciar o seu tom, assim que esta parte da guitarra é também importante o analise.

Como o rastilho influencia principalmente o tom das cordas abertas, cordas abertas de um machado com uma bom rastolho, soa equilibrada e aberta e notas musicais, o rastilho influencia o tom geral de uma guitarra também, porque transfere as vibrações das cordas no braço

Com base na última frase que poderíamos fazer uma conclusão de que o material da porca e densidade são cruciais. Hoje é a abundância de materiais: plástico barato, osso, latão, aço, grafite, corian ... mas não se esqueça que apenas o material não vai fazer música por si só - é crucial para fazer ranhuras corretamente, com ferramentas adequadas e forma como ele deverá ser. 









Curso de luthier. Curso pintura de instrumento musical. Curso afiação de ferramentas manuais para luthier. Curso usinagem da madeira para preparação de peças para confecção de instrumento musical (luteria). Curso de luteria, Curso ferramentas manuais para luthier.

Curso pintura de instrumento musical

Treinamento em Kornwestheim, Alemanha.

Técnicas de acabamento de superfície para madeira e seus derivados, sendo aplicado na luteria, com tecnologia,  ministrado na empresa SATA.

Com uma elevada porcentagem de qualidade nas mais modernas instalações de produção e treinamento, sobretudo, uma equipe de elevada conhecimento técnico e muito motivada, os produtos de pintura SATA são fabricados em Kornwestheim próxima a Stuttgart.

O Objetivo do treinamento e ministrar no Brasil, para desenvolvimento do setor.


SATA: Domertalstraße 20, Kornwestheim, Alemanha.

Especialidade em Pintura de madeira.

1) Composição química:

Óleo e ceras.
Goma laca.
Nitrocelulose.
Poliuretano.
Poliéster.
Sintéticos.
Base d'água.


2) Acabamentos:

Auto brilho;
Fosco;
Acetinados;
Lacas ( fosca e brilhante);
Texturizados;
Micro texturizados;
Tingimentos;

3) Efeitos superficiais:

Craquelê;
Marmorizados;
Filante;
Patinas;
Avezados;
Granitos;
Acabamento por Emersão;
Acabamentos metalizados;


Riverson Tobias do Vale
Riverson Tobias Do Vale

Riverson Tobias do Vale
Riverson Tobias Do Vale


Riverson Tobias do Vale
Riverson Tobias Do Vale

Riverson Tobias do Vale
Riverson Tobias Do Vale

Riverson Tobias do Vale
Riverson Tobias Do Vale

Riverson Tobias do Vale
Riverson Tobias Do Vale

Riverson Tobias do Vale
Riverson Tobias Do Vale

Riverson Tobias Do Vale

Riverson Tobias do Vale
Riverson Tobias Do Vale

Riverson Tobias do Vale
Riverson Tobias Do Vale

Riverson Tobias do Vale
Riverson Tobias Do Vale

Riverson Tobias do Vale
Riverson Tobias Do Vale


Riverson Tobias do Vale
Riverson Tobias Do Vale




Curso de luthier. 
Curso pintura de instrumento musical. 
Curso afiação de ferramentas manuais para luthier. 
Curso usinagem da madeira para preparação de peças para confecção de instrumento musical (luteria). 
Curso de luteria, 
Curso ferramentas manuais para luthier. 
 Prof. Eng. Riverson Tobias do Vale.