Tons e volume relação espessura da madeira.



Diversidade das Tons violão clássico.

Volume devido à espessura da madeira.


Neste artigo será explorado o efeito da variação superior e espessura para trás e usando diferentes rigidez do topo.


Embora seja verdade que a parte superior, traseira e laterais de material e grau irá alterar o tom e o volume de uma guitarra, este artigo refere-se à espessura do material da parte superior e na parte traseira e não o tipo ou grau do material utilizado.

Acredita-se geralmente que a parte traseira e nas laterais contribuem apenas uma pequena quantidade à qualidade geral do som de uma violão viola  e que a parte superior é o elemento mais importante. 

Esta declaração é mais correto para uma violões com um topo mais fino, ou seja, violões espanhóis típicos e modernas 'treliça-apoiadas "contemporâneos. 

Com um instrumento que está sintonizado para que as principais ressoa, em certa medida, em sintonia com a parte de trás, ou seja, o concerto estilo de guitarra clássica alemã, a espessura da parte de trás e nas laterais é um pouco mais crítica.


Mecânicos do violão clássica.


A força de um superior com não deve combater totalmente as forças produzidas pelas cordas. 


O principal componente desta força é um momento de flexão causada pela força das cordas que atua sobre a excentricidade da ponte. 

Há também a compressão no topo entre a ponte e traste bordo e uma quantidade similar de tensão entre a ponte e a luta mais baixo. 

A parte superior também contém força de cisalhamento devido ao momento de flexão causado na ponte. Estes princípios são mostrados na Figura 1. 


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Um pequeno raio convexa pode ser construído na parte superior para uma melhor força contrária das cordas. Um raio convexo é construído na parte traseira de todas as guitarras clássicas finas.

Como as cordas são definidas em vibração pelo jogador, a rastinho transfere a vibração da ponte. 


A ponte, por sua vez transfere a vibração à órtese superior e superior. A ponte vibra por 'rocking "para trás e para a frente na parte superior, no sentido de as cordas. 

O eixo que as rochas ponte sobre é conhecido como o "ponto de apoio". Uma ponte típica guitarra clássica é essencialmente uma âncora de corda e cinta. 

Com um fã preparou superior, a ponte fica em cima das chaves ventilador central. Estas chaves ajudam a transferir a vibração da ponte para outras áreas do topo. Como as pedras ponte e para trás, o topo vibra e ajusta o ar em torno dele em movimento. Este "ar em movimento" é realmente ar em compressão e rarefação, (Siminoff 2002, p.11) ou ondas sonoras. 

As costas e os lados refletir o som produzido dentro da violão de volta através do som-buraco e na direção geral do público.


As frequências agudas superiores da guitarra pode ser ligeiramente melhorada fazendo o lado agudos de topo mais rígida. 


Rigidez mais elevada pode ser conseguida usando órtese mais forte ou a adição de escoramento para o lado de triplo do topo. 



Rigidez mais elevada pode também ser conseguida através da fixação da barra de harmónica inferior a um ângulo para manter o lado do topo de triplo efeito em menor como pode ser visto na Figura 2. 
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Um Miguel Rodriguez topo tem uma terceira cinta transversal rodando segundo um ângulo sob o som -buraco. 



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Esta cinta endurece gradualmente o topo em apenas o lado agudos. A 'estilo Rodriguez' top por Kim Hancock é mostrado na Figura 1.

















A maior parte da energia do som é produzido dentro do violão e vai projetar através do som buracos. Uma quantidade substancial da energia sonora produzida pela violão é de estar sozinho superior de vibração (como por o cravo ou piano). (Este conceito pode ser demonstrada por cobrindo totalmente o som buracos de um instrumento de cordas e jogá-lo.


Uma pequena parte do som é produzido somente pelas cordas. Demasiado "ruído string é indesejável para o concertista.


O efeito de um Thinner Top.

Obviam ente, quanto mais fino é feita uma parte superior, a mais forte das cintas superiores terá de ser para contrariar a força constante produzido pelas cordas. O material utilizado para as chaves em violão clássica, tradicionalmente construídos geralmente é o mesmo material usado para o topo. (Órtese Às vezes abeto é usado com um top de cedro.) 

O grão nas cintas e superior deve ser orientada de modo que é serrada trimestre, (ver Figura 3).




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Isto dá ao topo e órtese a força mais disponível quando contrariar as forças produzidas pelas cordas. Basta, para o mesmo material, uma cinta mais forte irá ser mais espesso, mais largo ou ambos. 

A maioria das chaves principais são arredondados, abobadado, ou algum são deixados quadrado, (ver Figura 4).


Dentro de certos limites, como um top é feito mais fino o tom vai se tornar nítido, seco e mais fundamental. "Fundamental" se refere ao caráter som produzido quando o principal modo de vibração de uma corda (comprimento total) é mais prevalente do que o secundário (meia string), terciário (terceiro de corda), e assim por diante, (Bacon et al 2002, p.94). Este conceito pode ser visto na Figura 5. Este tipo de tom "fundamental" é mais adequado para música polifônica.

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Antonio de Torres Jurado, (nascido em 1817, Almeria, Espanha), foi o primeiro fabricante de violões para combinar órtese ventilador, uma plantilha maior e o agora padrão 650 milímetros (25,5 polegadas) escala de comprimento. 



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Torres é considerado como o pai da violão clássica moderna e justamente merece "um lugar no Olimpo da fabricantes de instrumentos ', (Grondona & Walder 2002, p.14). Guitarras, tais como Torres tendem para uma volta mais fino superior e mais grosso. Torres acredita que a parte traseira e os lados contribuíram muito pouco para a qualidade do som de uma guitarra (Romanillos 1987, p.81). Um exemplo se um 'Torres Style' preparou superior pelo autor é incluído na Figura 2.


A guitarra clássica de concerto com uma fina superior conduzirá geralmente a uma guitarra mais alto. Esta característica é mostrado ao seu limite em guitarras contemporâneos 'preparou-treliça' concerto de música clássica. 

A TOP mais fino vibrará mais livremente e o som irá refletir fora da parte traseira e nas laterais, em vez de vibrar em simpatia com as costas. As costas e os lados em uma guitarra preparou-estrutura são tipicamente muito espessa e, em alguns casos lâminado.


O efeito de um Top Thicker


A top mais espessa terá mais força inerente e, portanto, precisam de menos apoio da órtese. 


Este estilo de instrumento foi aperfeiçoado por Hermann Hauser I 'o primeiro luthier não-espanhola para fazer verdadeiramente grandes modernas violões clássicas ", (Evans T & M 1977, p.65). 

Esta parte superior mais espessa é a razão que o fã órtese em uma guitarra estilo Hauser é normalmente muito fina em comparação ao topo órtese de uma guitarra típica espanhola. 

É interessante notar que a violão vienense tem órtese top única transversal, sem ventiladores em todos (Jahnel 1981, p.152-3). 

 A parte de trás em uma violão estilo Hauser é thicknessed para que o início ressoa com as costas em simpatia. Isto pode tornar-se um processo tedioso para luthier ao construir o instrumento, como não apenas a parte superior está sintonizado, mas também a parte de trás está sintonizado para o topo. 

Este processo / tuning graminho também pode ser muito fino e apenas pequenas frações de milímetro terá um enorme efeito sobre o som acabado da violão. 

Este graminho não só irá alterar o volume, mas em grande medida o tom. 

Aperfeiçoar o processo de ajuste requer ajustes hora para instrumentos previamente construídos com base na experiência e intuição. No entanto, os resultados são bem vale o esforço como este estilo de guitarra clássica concerto tem um tom rico, doce, uma ninhada e difusa. 

O timbre dos instrumentos mencionados também pode ser colorido, até um nível razoável, pelo tipo de material usado para as costas e os lados, mais do que um instrumento de estilo espanhol. 


Grossa contra Fina


Um instrumento tem que ser o mais leve possível para tirar a força das cordas e também tem bastante superior e material de volta para gerar um tom arredondado completa (não muito seco, não muito difundida).


Se o topo é muito fino o tom vai ser dura e 'honky'. Este é de fato um problema com guitarras preparou - treliça contemporâneos. 


É verdade que grande volume pode ser obtido com esses instrumentos, e alguns do mundo melhor virtuoso violão clássico "tocar este estilo de instrumento com muito sucesso, mais notavelmente John Williams, que agora joga uma guitarra Greg Smallman exclusivamente nos seus concertos. 

No entanto, muitos artistas encontrar a qualidade do som produzido por guitarras treliça-apoiada é um pouco impróprio para o repertório de violão clássico tradicional.

Se a parte superior é demasiado espessa do tom vai ser muito difusa e a projeção irá ser baixa. Portanto, ajustando uma guitarra clássica concerto multa é uma tarefa essencial e demorado.


Há guitarras feitas a partir do material superior mais fina-grade mestre quartas-de-serrada e Jacarandá deslumbrantes trás e lados, que não tenham sido ajustadas corretamente, e não têm um grande som. 


Em alguns casos, estes instrumentos podem olhar deslumbrante e ser construído muito bem, no entanto, eles são completamente deficiente em tom e projeção quando tocado. 

Às vezes, em guitarras produzidas pela fábrica, o ajuste é até certo ponto negligenciado. Isto é devido a esses instrumentos que estão sendo construídas para os planos que são restritos para acomodar uma ampla gama de forças materiais. De um modo geral isto levará a uma violão mais pesado, que está ausente grandemente em projeção, em particular nas cordas agudas.

Por outro lado, existem alguns grandes instrumentos de som criados com inigualável, tops de grau inferior, com baixo grau localmente disponíveis costas e os lados. 

De particular interesse, instrumentos Torres foram construídos a partir de materiais disponíveis para a Espanha no século 19. Muitos dos topos Torres não foram combinadas, (veja a Figura 6). 





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No entanto, isto foi feito de propósito, possivelmente, como o grau mais fino, material mais rígido foi utilizada no lado de triplo. Alguns costas, lados, pescoço e material, mesmo apoiando contido nós visíveis. 


Por exemplo, um nó é visualmente aparente Torres SE111 (Opus 111) no lado inferior direito da parte de trás. Este instrumento em particular é considerado por algumas autoridades de guitarra clássica para ser mais fino da sobrevivência Torres (Grondona & Waldner 2002, p46.). 

Estes exemplos servem para ilustrar o quão importante e, por vezes esquecido, o processo de ajuste é para uma guitarra clássica fina concerto.





Referências utilizadas neste artigo


Bacon T, Cooper C, Van Eik J, Fowles P, Jeffrey B, Johnston R, Miklaucic T, Morrish J, Rebellius H, Richardson Dr. B, faíscas Dr. P & Wade G, Zern B 2002, a guitarra-A História Completa Clássica, Backbeat Books / Contorno Press Ltd, em Londres.


Evans T & M 1977, a guitarra - Música, História, Construção e jogadores da Renascença a Rock, Oxford University Press, Londres.


Grondona S & Waldner L 2002, La Chitarra Di Liuteria (Obras-primas da fabricação de guitarras), l'officina del libro, Sondrio.


Jahnel F 1981, Manuel de Tecnologia da guitarra, Negrito Strummer Ltd, Connecticut.


Romanillos JL 1987, Antonio de Torres guitarra fabricante de sua vida e obra, Negrito Strummer Ltd, Connecticut.




Outras referências úteis


Brosnac D 1978, An Introduction to Design da guitarra Scientific, Negrito Strummer Ltd, New York.


Courtnall R 1993, a produção do master Guitars, Robert Hale, em Londres.


Romanillos J & Harris M 2002, vihuela de Mano e a guitarra espanhola - Um Dicionário dos Fabricantes de arrancada e curvou-se instrumentos musicais de Espanha, aSanguino Press, Guijosa.


Siminoff R 2002 Handbook Um guia do Luthier para a construção de grande Tom acústico de Instrumentos amarrados, Hal Leonard, Wisconsin.


Urlik, S 1997, uma coleção de Belas espanhóis Guitars De Torres to the Present, Ensolarado Knoll Publishing Company, Califórnia.




Wade G 2001 A Concise History of the Guitarra Clássica, Mel Bay, Missouri.











































































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Prof.  Eng. Riverson Tobias do Vale.

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