| Antonio de Torres (1817–1892) |
🇪🇸 Espanha |
7 leques em abanico |
Estrutura simples, base da guitarra moderna. |
Som equilibrado e quente. |
Música clássica espanhola (flamenco leve, folclore ibérico, peças românticas). |
| José Ramírez III (1922–1995) |
🇪🇸 Espanha |
8 leques largos + travessas |
Barras fortes para grande projeção. |
Som potente, graves marcantes. |
Flamenco e guitarra de concerto em grandes salas. |
| Ignacio Fleta (1897–1977) |
🇪🇸 Espanha (Barcelona) |
9 leques reforçados |
Construção robusta. |
Som encorpado, sustentação longa. |
Música erudita/concerto (Segovia, música clássica europeia). |
| Daniel Friederich (1932–2020) |
🇫🇷 França |
Leque assimétrico (9–11 ripas) |
Precisão e refinamento. |
Som lírico, equilibrado. |
Música clássica francesa e repertório europeu contemporâneo. |
| Hermann Hauser I (1882–1952) |
🇩🇪 Alemanha |
7 leques refinados + travessas |
Inspirado em Torres, mas mais claro. |
Som transparente e sofisticado. |
Música erudita centro-europeia (Bach, Weiss, clássicos do barroco e romântico). |
| Manuel Contreras (1926–1994) |
🇪🇸 Espanha (Madrid) |
8 leques + “dobro tampo” |
Inovação estrutural. |
Som brilhante e muito projetado. |
Música contemporânea e concertos modernos; repertório internacional. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bog ______ Técnicas de Luteria.