Comparação Sonora dos Leques Harmónicos

 

Luthier País Leque Harmónico Características Impacto Sonoro Estilo/Ritmo Musical Predominante
Antonio de Torres (1817–1892) 🇪🇸 Espanha 7 leques em abanico Estrutura simples, base da guitarra moderna. Som equilibrado e quente. Música clássica espanhola (flamenco leve, folclore ibérico, peças românticas).
José Ramírez III (1922–1995) 🇪🇸 Espanha 8 leques largos + travessas Barras fortes para grande projeção. Som potente, graves marcantes. Flamenco e guitarra de concerto em grandes salas.
Ignacio Fleta (1897–1977) 🇪🇸 Espanha (Barcelona) 9 leques reforçados Construção robusta. Som encorpado, sustentação longa. Música erudita/concerto (Segovia, música clássica europeia).
Daniel Friederich (1932–2020) 🇫🇷 França Leque assimétrico (9–11 ripas) Precisão e refinamento. Som lírico, equilibrado. Música clássica francesa e repertório europeu contemporâneo.
Hermann Hauser I (1882–1952) 🇩🇪 Alemanha 7 leques refinados + travessas Inspirado em Torres, mas mais claro. Som transparente e sofisticado. Música erudita centro-europeia (Bach, Weiss, clássicos do barroco e romântico).
Manuel Contreras (1926–1994) 🇪🇸 Espanha (Madrid) 8 leques + “dobro tampo” Inovação estrutural. Som brilhante e muito projetado. Música contemporânea e concertos modernos; repertório internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bog ______ Técnicas de Luteria.