Afinação das madeiras para construção de violão



1. Tampo (abeto ou cedro)

Objetivo: Determinar a frequência natural do tampo no modo monopolar (batendo no centro) e no modo dipolar (batendo nas laterais).

Afinação alvo:

Cedro: F#3 (~185 Hz)

Abeto: G3 (~196 Hz)


Ajuste:

Afrouxar frequência → afinar mais grave: reduzir espessura entre as varetas ou afinar o leque harmônico.

Subir frequência → afinar mais agudo: manter espessura, reforçar barra harmônica inferior ou central.


Teste:

Segure o tampo pelo braço (área do futuro braço) e bata levemente no centro → afinador cromático ou app de espectro.




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2. Fundo (jacarandá, pau-ferro, maple, mogno)

Objetivo: Afinar o fundo para ½ tom a 1 tom abaixo do tampo.

Afinação alvo (exemplo se tampo = G3):

Fundo = F3 (~174 Hz) ou F#3 (~185 Hz)


Ajuste:

Afrouxar → reduzir espessura central do fundo.

Subir → manter espessura e reforçar barra de fundo.


Teste:

Segure pelas laterais e bata no centro de um dos bojos → identificar frequência.




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3. Laterais

Objetivo: Ter rigidez suficiente, mas evitar que a lateral interfira na ressonância principal.

Afinação alvo:

C#4 (~277 Hz) a D4 (~294 Hz)


Ajuste:

Muito grave → lateral flexível demais, reforçar com contrafita.

Muito agudo → não afinar demais, pois a lateral serve mais como estrutura.


Teste:

Golpe leve com o nó do dedo próximo ao centro da lateral → som curto e seco.




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4. Caixa montada (modo ar – Helmholtz)

Objetivo: Definir a ressonância do ar interno, que reforça graves.

Afinação alvo:

G#2 (~103 Hz) a A2 (~110 Hz)


Ajuste:

Mais grave → boca menor, caixa mais alta.

Mais agudo → boca maior, caixa mais baixa.


Teste:

Tampar a boca com a mão e dar pancada leve na lateral → medir frequência.



5. Relação final ideal (exemplo)

Tampo: G3

Fundo: F3

Laterais: D4

Modo ar (Helmholtz): A2

Resumo 

📊 Diagrama de referência

[Tampo]      G3 (196 Hz)
         |
[Fundo] F3 (174 Hz)     

 [Laterais] D4 (294 Hz)
         |
[Helmholtz] A2 (110 Hz)

Cada bloco vibra em harmonia, evitando coincidência de frequências e maximizando projeção.

Riverson Vale 


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