Tabela – Controle do som pelo luthier
Elemento controlado | O que o luthier faz | Efeito no som/timbre |
---|---|---|
Espessura do tampo | Afina raspando/ajustando diferentes áreas (mais fino nas bordas, mais grosso no centro). | Mais fino → graves, resposta rápida, som aberto. Mais grosso → agudos, som mais definido, porém menos volume. |
Tipo e densidade da madeira do tampo | Escolhe abeto, cedro, pinho, etc. | Abeto → som brilhante, mais ataque. Cedro → som quente, encorpado. Pinho → equilíbrio entre brilho e corpo. |
Leque harmônico (bracing) | Define número, espessura, altura e posicionamento das barras. | Leque rígido → timbre agudo, som mais projetado. Leque flexível/aberto → timbre grave, som cheio e aveludado. |
Caixa acústica (tamanho/volume) | Define dimensões e formato (fundo, laterais, altura). | Caixa grande → reforço nos graves. Caixa pequena → mais médios e agudos, som focado. |
Fundo e laterais | Escolhe madeiras (jacarandá, mogno, maple, etc.) e espessura. | Jacarandá → graves profundos, harmônicos ricos. Mogno → médios fortes, calor. Maple → som claro, definido, brilho. |
Relação tampo x fundo (modos vibracionais) | Ajusta para que não vibrem na mesma frequência. | Evita “buracos” no som; garante equilíbrio entre graves, médios e agudos. |
Boca e abertura da caixa | Diâmetro da boca, presença de cutaway ou outras aberturas. | Boca maior → mais projeção, menos compressão. Boca menor → reforça médios, som mais concentrado. |
- O tampo + leque são o “coração” do som.
- A caixa (volume) funciona como “pulmão” que dá fôlego.
- O fundo e laterais moldam a cor do timbre.
- O luthier ajusta cada um desses elementos para que o instrumento responda bem em todas as frequências, mesmo que a afinação final sempre dependa do músico (cordas + 440 Hz).
Riverson Vale
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