O Leque Harmónico de 7 Varetas
O sistema de leque harmónico de Torres, com sete varetas de abeto fino e leve, foi a base para o equilíbrio tonal. Cada vareta foi meticulosamente colocada para influenciar a vibração de diferentes partes do tampo:
Varetas Centrais: Contribuíam principalmente para o volume e a profundidade dos sons graves e médios, dando corpo e sustain.
Varetas Laterais: Posicionadas mais inclinadas e próximas aos blocos do braço e do cavalete, estas varetas eram responsáveis por dar clareza e brilho aos sons agudos.
A combinação e o perfilamento cuidadoso de todas as varetas permitiam que o tampo vibrasse de forma uniforme, evitando que os graves abafassem os agudos ou vice-versa.
2. A "Afinação" do Tampo e das Varetas
Talvez a técnica mais importante de Torres fosse a "afinação" do tampo. Ele não seguia um plano rígido de medidas, mas sim um processo intuitivo, que se assemelhava a um escultor.
Voz do Luthier: Após colar as varetas no tampo, Torres raspava, lixava e esculpia cada uma delas individualmente, testando a ressonância do tampo com leves toques. Ele ouvia o som da madeira e ajustava as varetas até que o tampo soasse "aberto" e responsivo em todas as suas áreas.
Afinamento Progressivo: As varetas não tinham a mesma altura em toda a sua extensão. Eram mais altas e rígidas na área central, e se afilavam em direção às extremidades. Essa variação na espessura permitia que o tampo vibrasse de forma mais livre e com um espectro tonal mais amplo e equilibrado.
3. A Relação entre Peso e Potência
Torres acreditava que a qualidade sonora não dependia da massa total do instrumento, mas sim da eficiência com que o tampo vibrava. Ele construía violões extremamente leves e usava madeiras finas.
Tampo Fino: Ao usar um tampo mais fino, Torres tornou a superfície mais sensível, o que permitiu que ela respondesse a uma gama mais ampla de frequências.
Cavalete Leve: Ele também projetou um cavalete mais leve e eficiente, que servia como um ponto de alavanca para transferir a energia das cordas para o tampo com o mínimo de perda de energia.
Em essência, Antonio de Torres Jurado conseguiu o equilíbrio dos tons ao tratar o violão como um sistema completo. Ele combinou inovações estruturais, como o leque harmónico, com um processo artesanal e intuitivo de afinar o tampo, criando instrumentos que tinham ao mesmo tempo grande volume e uma rica harmonia, com graves fortes, mas que não abafavam os agudos.
Riverson Vale
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Bog ______ Técnicas de Luteria.